Trabalhos

Área: LC – Linguagem e Cognição
[Voltar]


 837-2 - A CONTEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA POR MEIO DE CONTOS
SANTOS, T.S.1, DAMACENA, D. M.1, ANDRADE, T. S.1,3, SILVA, E. L.1
1 UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2 UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 3 UFBA - UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  contextualização, conto, ensino
[Completo]



 305-2 - A INFLUÊNCIA DE ARTEFATOS CULTURAIS CONTEMPORÂNEOS NA CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE TRANSFORMAÇÕES DOS MATERIAIS E ALQUIMIA.
DE, E.M.1
1 SEC- BA - Secretaria de Educação do Estado da Bahia

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Artefatos Culturais Contemporâneos, Alquimia, Transformações de Materiais, Concepções
[Completo]



 32-1 - A LINGUAGEM E O OUTRO NO PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS CONCEITUAIS QUÍMICOS
SILVEIRA, C.D.1, MACHADO, A.H.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Leitura, Linguagem, Mediação
[Completo]



 773-1 - A PERCEPÇÃO GESTUAL DE LICENCIANDOS DE QUÍMICA EM ENTREVISTAS DE LEMBRANÇA ESTIMULADA POR VÍDEO
ALEXANDRE1, Marcelo Giordan1, Arcelino Bezerra da Silva Neto1
1 USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  gestos, lembrança estimulada por vídeo, multimodalidade
[Completo]



 1486-1 - ANÁLISE DE INTERAÇÕES COLABORATIVAS EM AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: FOCO NA ARGUMENTAÇÃO DE GRADUANDOS EM QUÍMICA.
SANTOS, N.D.1, Salete Queiroz2
1 UFRJ-MACAÉ - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Campus Macaé, 2 USP - Universidade de São Paulo, Instituto de Química

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Argumentação, Questões Sociocientíficas, Estudo de Caso
[Completo]



 1327-1 - ANÁLISE DE MODELOS DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE MUDANÇAS DE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA NO DOMÍNIO SUBMICROSCÓPICO DO CONHECIMENTO QUÍMICO.
VARGAS, T.C.1, ARROIO, A.1, REZENDE, D. B.1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Modelo, Submicroscópico, Química
[Completo]



 1613-1 - ANÁLISE DOS QUESTIONAMENTOS DO PROFESSOR EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE EQUILÍBRIO QUÍMICO FUNDAMENTADA EM MODELAGEM ANALÓGICA.
ANDRADE, G. M. D.P.C1, MOZZER, N.B1
1 UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Equilíbrio químico, Modelagem analógica, Questionamentos de professor
[Completo]



 773-2 - ANÁLISE MULTIMODAL SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS: CARACTERIZAÇÃO DE RECURSOS E PADRÕES SEMIÓTICOS
Arcelino Bezerra da Silva Neto1, Marcelo Giordan1, ALEXANDRE1
1 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  gestos, representação, semiótica
[Completo]



 4-1 - AVALIAÇÃO DE TEXTOS ARGUMENTATIVOS SOBRE A TEMÁTICA BIODIESEL POR MEIO DE PROCESSO DE PEER REVIEW.
Peron, K. A.1, CABRAL, P. F. O.1, QUEIROZ, S. L.1
1 IQSC-USP - Instituto de Química de São Carlos da USP

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  peer review, ensino superior, química
[Completo]



 1522-2 - CONCEPÇÃO PRÉVIA E REPRESENTAÇÕES DA QUÍMICA ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PARTICIPANTES DO PIBID EM SANTO ANDRÉ (SP)
FIGUEIREDO, Luiz Afonso V.1, MARTINS, Amanda A.1, CARVALHO, Gabriela S.1, CINEZI, Giuliana Rapp1, SILVA, Jaqueline S.1, MACIEL, Roberto R. F.1, TAVARES, Keila R.1, AZEVEDO, Maxuel M.1, BARBOSA, Nathália S.1, SANTOS, Pamela N.1
1 FAFIL-CUFSA - Centro Universitário Fundação Santo André

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Representações sociais, Concepção prévia, Química, Estudantes secundaristas, Escolas públicas (Santo André-SP)
[Completo]



 125-2 - CONTRIBUIÇÃO DE SIMULADORES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS MENTAIS DE ALUNOS SOBRE ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA.
Santos, A. dos1, Fidelis, J. P. da S.1, Silva, S. R. da1, Gibin, G. B.1
1 UNESP - FCT - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  simuladores, modelos mentais, estados físicos da matéria
[Completo]



 476-1 - CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA DE TEXTOS CIENTÍFICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
AGUIAR, V. S.1, SIMONI, J. A.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  alfabetização científica, análise de discurso, textos científicos
[Completo]



 1164-1 - DEBATE NA TERMOQUÍMICA
SILVA, L.A.C1, GOMES, F.1, GONÇALVES, A.M.1
1 IFG - Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu., 2 IFG - Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu., 3 IFG - Instituto Federal de Goiás – Campus Uruaçu.

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Debate, Termoquímica , PIBID
[Completo]



 1974-2 - DIFICULDADES DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA QUANTO AOS ASPECTOS FENOMENOLÓGICO, SUBMICROSCÓPICO E SIMBÓLICO
RODRIGUES, M.B.1, Maria Eunice Ribeiro Marcondes2
1 PIEC-USP - Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências-USP, 2 IQ-USP - Instituto de Química - Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  representação do conhecimento químico, licenciandos em química, linguagem química
[Completo]



 835-1 - ELABORAÇÃO DE CONTOS COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
QUEIROZ, L.D.1, ANDRADE, T. S.1, SILVA, E. L.1,1
1 UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE, 2 UFS - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Conceito, Contexto social, Contos
[Completo]



 736-1 - ENSINANDO QUÍMICA POR MEIO DE CONTOS: UMA ANÁLISE DE CONTOS PRODUZIDOS POR GRADUANDOS INTEGRANTES DO PIBID.
SANTOS, T.1, SILVA, E.L.2, BEJARANO, N. R. R.1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UFS - Universidade Federal de Sergipe, 3 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Ensino, Contexto, Contos
[Completo]



 1863-1 - ESCRITA DE RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA VISÃO DOS ESTUDANTES DA LICENCIATURA EM QUÍMICA A DISTÂNCIA
Moura3, Cabral3, Flôr3
3 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  EaD. , escrita, relatos
[Completo]



 538-1 - ESTUDO DE MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA PARA A REAÇÃO DE PRECIPITAÇÃO DE IODETO DE CHUMBO.
OLIVEIRA, G.D.1, Gibin, G. B.2
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 FCT-UNESP - Faculdade de Ciências e Tecnologia

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Modelos mentais, Níveis de representação, Reação de precipitação
[Completo]



 896-1 - FOTONOVELA NO ENSINO FUNDAMENTAL: A VALORIZAÇÃO DA LINGUAGEM PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
THAYARA1, Juliana Kmiecik1, Nicole Glock Maceno1
1 UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Recurso Didático, Ensino de Química, Fotonovela
[Completo]



 259-2 - IDENTIFICAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ESTRATÉGIAS ENUNCIATIVAS ENTRE ESTUDANTES DE QUÍMICA EM NÍVEL SUPERIOR
SILVA, L. G.1, WELINGTON1
1 UFT - Universidade Federal do Tocantins

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Estratégias enunciativas, Casos investigativos, Debate íntimo
[Completo]



 125-1 - INVESTIGAÇÃO SOBRE MODELOS MENTAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE O EFEITO ESTUFA: USO DE SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS COMO AUXÍLIO NO DESENVOLVIMENTO.
Fidelis, J. P. da S.1, Santos, A. dos1, Silva, S. R. da1, Gibin, G. B.1
1 UNESP - FCT - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  simuladores, modelos mentais, efeito estufa, ensino de Química
[Completo]



 158-2 - JUTAICICA - RESINA NATURAL DA AMAZÔNIA: INDICATIVO PARA ESTUDO DE POLÍMEROS NO ENSINO MÉDIO DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO
FEIJÓ1, ELEUTÉRIO1, PEREIRA1, ASSIS JÚNIOR1, SOUZA1, ZANELATO1, FARIAS1, Santos1, FERREIRA2
1 UEA - Universidade do Estado do Amazonas, 2 EEBA - Escola Estadual Brandão de Amorim

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Jutaicica, Polímero, Estágio Supervisionado
[Completo]



 1053-1 - NÚCLEO CENTRAL E PERIFERIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO SOBRE CIÊNCIA
SILVA, M.M.1, AGUILAR, M. B. R.1, REZENDE, D. de B.1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Representação Social, Ciência, Ensino Médio, Educação, Alunos
[Completo]



 1121-1 - OPERAÇÕES DE RETEXTUALIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DE QUÍMICA.
OLIVEIRA, P. F.D.1, SOUZA, N. S.2, QUEIROZ, S. L.2
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Retextualização, Química, Ensino Superior
[Completo]



 710-1 - OS GESTOS RECORRENTES E AS METAFUNÇÕES DE HALLIDAY EM UMA ANÁLISE MULTIMODAL PARA A CONSTRUÇÃO DE SIGNIFICADOS EM AULAS DE QUÍMICA ORGÂNICA DO ENSINO SUPERIOR
REIS, R.1, Mortimer, E.F.1, Moro,L.1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  gestos recorrentes, metafunções, multimodalide
[Completo]



 1445-1 - PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA PARA ANALISAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES NAS AULAS DE QUÍMICA SUBMETIDOS AO ENSINO POR TEMAS EM UMA ABORDAGEM CTSA
CRUZ, P. B. G.1, BARCELOS, S. A.1, MONTEIRO, B. F. C.1, SILVA, T. M.1, SCALESE NETO, G.1, ALVES, A. A.1, SILVA, N. S.1, RODRIGUES, R. T. 1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Análise de Aprendizagem, Linguagem Científica , Mapas Conceituais
[Completo]



 116-2 - RELAÇÃO ENTRE DIFERENTES CONCEPÇÕES DE ÁCIDOS E AS ZONAS DO PERFIL CONCEITUAL DE SUBSTÂNCIA
DA, F. C.V.1, AMARAL, E. M. R.2
1 UFRPE/UAST - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO, 2 UFRPE - UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Perfil Conceitual, Ácido/Base, Ensino de Química
[Completo]



 2361-1 - SUBLIMAÇÃO DO IODO: ANÁLISE DOS MÚLTIPLOS MODOS DE REPRESENTAÇÃO DOS MODELOS MENTAIS DE EDUCANDOS
Novais, L. G. B.1, Arroio, A1, Rezende D. B.1,1
1 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Multimodalidade, Modelos mentais, Objetos audiovisuais
[Completo]



 347-1 - TEXTOS LITERÁRIOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA ELABORAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE TABELA PERIÓDICA
ARCENIRA TARGINO2, MARCELO GIORDAN1
1 USP - Universidade de São Paulo, 2 USP - Universidade de São Paulo

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Ensino de química, Textos literários, Divulgação científica, Modelo Topológico de Ensino
[Completo]



 431-1 - UMA CARACTERIZAÇÃO SOCIOLÓGICA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA NA COMUNICAÇÃO DE ATIVIDADES
SANTOS, K.N.1, SANTOS, B. F1
1 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  atividade, prática pedagógica , Basil Bernstein
[Completo]



 2018-1 - UMA PROPOSTA DE ANÁLISE MULTIDISCIPLINAR PARA O ESTUDO DAS INTERAÇÕES DISCURSIVAS EM AULAS DE QUÍMICA
Silva Júnior, A.J.1, Santos. B.F.1
1 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

   
Área: LC – Linguagem e Cognição
Palavras-chave:  Discurso, Análise multidisciplinar, Química
[Completo]






2016 © Todos os direitos reservados à ENEQ.
Adaltech