Trabalhos

Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
[Voltar]


 657-1 - A CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM QUÍMICA ATRAVÉS DO USO DE MÉTODOS DIFERENCIADOS DE ENSINO PARA ALUNOS COM SÍNDROME DE DOWN.
THIAGO1
2 UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de química, Síndrome de Down, Metodologia de Ensino.
[Completo]



 2303-1 - A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NAS INVESTIGAÇÕES DOS GRUPOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO QUÍMICA NO BRASIL
EDSON1, Fantinelli. Maiara1, Pastoriza. Bruno dos Santos2, Cacciamani. Jackson Luís1
1 UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul, 2 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Inclusão, Grupos de Pesquisa, Educação Química
[Completo]



 1347-1 - A EDUCAÇÃO QUÍMICA INCLUSIVA NA VISÃO DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ANÁPOLIS, GOIÁS.
DE, J.G.1, Fellipe da Silva Sant´Anna1, Lonely Xavier Cordeiro Dias de Almeida1, Marcos Moreira de Sousa1, Lidiane de Lemos Silva Pereira1
1 IFG - Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Química, Educação Inclusiva, Professores
[Completo]



 1377-1 - A NOVA BASE COMUM CURRICULAR SOB O OLHAR DOS PROFESSORES DE QUÍMICA.
ELAINE1, SOUZA, P. J. 1, DEMARCHI, L.1, CEDRAN, J. C. 2, GASPARIN, E. 5
1 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 3 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 4 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 5 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  BNCC, Conceitos Químicos, Professores de Química
[Completo]



 611-1 - A OPINIÃO DE SURDOS E OUVINTES SOBRE O SEU PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM AULAS DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE PROVENIENTE DE QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS
FREITAS, I.D.1, Fernandes, J. M.1
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, Surdez, Inclusão
[Completo]



 1475-2 - A PRODUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA ESTUDANTES SURDOS: POSSIBILIDADES INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA – IF CATARINENSE /CÂMPUS ARAQUARI.
DE, A.G.1, Lacerda1,1, Maika Lazzaris1
1 IFC - Instituto Federal Catarinense/Câmpus Araquari, 2 IFC - Instituto Federal Catarinense/Câmpus Araquari, 3 IFC - Instituto Federal Catarinense/Câmpus Araquari

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, LIBRAS, Aprendizagem
[Completo]



 650-1 - A QUÍMICA DO CAFÉ E A LEI 10.639/03: UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS
Antônio César B. Alvino 1, ABRANCHES, M.3, Aliny Gomes Silva1, Geisa Louise M. Lima1, Marysson Jonas R. Camargo1, Arcanjo R. de Moura 1, Juvan P. da Silva1, Marilene B. Moreira2, Cláudio Roberto M. Benite1, Anna Maria C. Benite1
2 CEPAE - Centro de Ensino e Pesquisa Aplicado à Educação , 3 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Cultura africana, Ensino de Química , Extração da cafeína , Lei 10.639/03
[Completo]



 254-1 - A REPRESENTAÇÃO IMAGÉTICA NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS: EM FOCO OS ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA.
SOARES, L. D.L.1, Siva, J. S.3, Santos, R. M.1, Ribeiro,S. C. M.4, Benite, C. R. M.1, Benite, A. M. C.1
1 LPEQI - UFG - Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão UFG, 2 IFG CAMPUS ANÁPOLIS - Instituto Federal de Goiás - Campus Anápolis, 3 CNSA - Colégio Nossa Senhora Aparecida, 4 CEJBMP - Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Surdos, Representação Imagética, Química
[Completo]



 1257-1 - A SENSIBILIDADE CROMÁTICA E A LEITURA DE CORES: A DISCROMATOPSIA COMO UM OBSTÁCULO PARA A APRENDIZAGEM
REIS, B. C.D.1, Longhin1
1 PUC - GO - pontificia universidade católica de goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  sensibilidade cromática, aprendizagem, ensino de química
[Completo]



 2272-1 - ANÁLISE CRÍTICA DE UMA PROPOSTA DE RECURSO DIDÁTICO PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO ENSINO DE QUÍMICA
FREITAS, R.1
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UNB - Universidade de Brasília

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  ensino de química, deficiência visual, recurso didático inclusivo
[Completo]



 2019-2 - ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE TRABALHOS RELACIONADOS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS PARA ALUNOS SURDOS
Greice de Souza Vertuan1, Joana de Jesus de Andrade1
1 USP-RP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO- RIBEIRÃO PRETO

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  LIBRAS, química, ensino e aprendizagem
[Completo]



 1701-1 - ANÁLISE DE TEXTOS DO ENEQ SOBRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA SURDOS A PARTIR DA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL
SOARES, B.C.1, Fernanda Ribeiro1, Edilson Moradillo1
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Educação inclusiva, Ensino de química, Surdos
[Completo]



 19-2 - ARTEFATOS PEDAGÓGICOS ADAPTADOS AO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS
BOBBIO, A.1, PEROVANO, L. P.1, MENDES, A. N. F.1
1 CEUNES/UFES - Centro Universitário Norte do Espírito Santo Universidade Fe

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Artefatos químicos, atividades inclusivas, surdez
[Completo]



 871-1 - AS TEMÁTICAS APRESENTADAS NOS ESTUDOS COM ALUNOS SURDOS PUBLICADOS EM ANAIS DE EVENTOS E PERIÓDICOS DA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA E/OU CIÊNCIAS
DE, M.1, Capecchi, M. C. V. M.1, GARCIA, M. I. S.2
1 UFABC - Universidade Federal do ABC, 2 UFF - Universidade Federal Fluminense

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  ensino de química, Libras, surdos
[Completo]



 2250-1 - ÁUDIO-DESCRIÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
ULER, S.1, Martinez1, Mól1
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 UNB - Universidade de Brasília, 3 UNB - Universidade de Brasília

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Áudio-descrição, ensino de química, inclusão escolar
[Completo]



 877-1 - COMPARAÇÕES ENTRE IMAGENS E SUAS ÁUDIO-DESCRIÇÕES PARA DEFICIENTES VISUAIS EM UM LIVRO DIDÁTICO DE QUÍMICA
BARCELLOS, C.D.1, Rodrigo Volcan Almeida1, Waldmir Nascimento de Araujo Neto1
1 UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Bachelard, ensino de química, cego
[Completo]



 2019-1 - CONFECÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PARA A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA.
SOUZA, G.D.1, Joana de Jesus de Andrade1
2 USP-RP - UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO- RIBEIRÃO PRETO

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  ensino de química , LIBRAS, tabela periódica
[Completo]



 1864-1 - CONSTRUÇÃO DE RECURSOS ALTERNATIVOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS
DE, A. R.B.1, MAGDA DAMIANI1,2, gerson mol1,2,3, Lucas Dantas1,2,3, Márcia Firme1,2,3
1 UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA, 2 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas, 3 UNB - Universidade Nacional de Brasilia

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  inclusão, ensino de química, recursos alternativos
[Completo]



 1952-1 - CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE QUÍMICA DA UFMT.
SILVA, C. A. Q.D.1, SOUZA,G.A.P.1
1 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Política Educacional Institucional, Programa de Monitoria, Química
[Completo]



 569-1 - DESENVOLVIMENTO DE UMA TABELA PERIÓDICA UTILIZANDO O SISTEMA SIGNWRITTING.
NASCIMENTO, M.D.1, PUCCINELLI, T.1, CERVI, G.1, CEOLA, D.1, HUELSMANN, R. D.1,1, SELL, F. S. F.1, MARTIN, M. G. M. B.1
1 UDESC - Universidade do Estado de Santa Catarina

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Tabela periódica, Educação de surdos, SignWritting
[Completo]



 1932-1 - EDUCAÇÃO DE SURDOS BRASILEIROS: DE DOM PEDRO II AOS DESAFIOS ATUAIS
LEITZKE, T.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Ctarina, 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Ctarina

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Inclusão, Química, Surdos
[Completo]



 1502-1 - EDUCAÇÃO INCLUSIVA SOB A ÓTICA DE EDUCADORES DA REDE REGULAR DE SALINAS/MG.
DA, E.F.1
1 IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SALINAS , 2 IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SALINAS , 3 IFNMG - INSTITUTO FEDERAL DO NORTE DE MINAS GERAIS CAMPUS SALINAS

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  inclusão escolar, formação de professores escola pública, política pública
[Completo]



 683-2 - ELEMENTOS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA, DESTINADA AO APRENDIZADO DE SURDOS E OUVINTES, BASEADA EM RACIOCÍNIO QUALITATIVO
SOUZA1,2, SALLES1, GAUCHE1
1 UNB - Universidade de Brasília, 2 IF GOIANO - Instituto Federal Goiano - Câmpus Avançado Catalão

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, Raciocínio Qualitativo, Estratégia Didática
[Completo]



 1228-1 - EM BUSCA DE UM ENSINO INOVADOR: FORMAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID DA UFMT/CUA.
LANZONI, V.A.1
1 EEACC - ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CRISTINO CÔRTES, 2 UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino Inovador, Alfabetização Científica, PIBID de Química
[Completo]



 1228-2 - EM BUSCA DE UM ENSINO INOVADOR: FORMAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA DE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO DE QUÍMICA DO PIBID DA UFMT/CUA.
LANZONI, V.A.1
1 EEACC - ESCOLA ESTADUAL ANTONIO CRISTINO CÔRTES, 2 UFMT - UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino Inovador, Alfabetização Científica, PIBID de Química
[Completo]



 1061-1 - ENSINO DE QUÍMICA E INCLUSÃO: UM EPISÓDIO DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NA REDE PÚBLICA DO MUNÍCIPIO DE CABECEIRAS DE GOIÁS
OLIVEIRA, N.1, PHILIPPSEN, E. A.1
1 UEG - Universidade Estadual de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Inclusão e Química, Ensino de Química e Surdez, Educação de Surdos Experimentos
[Completo]



 360-1 - ENSINO DE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA EM UMA TURMA DE ESTUDANTES SURDOS: CONTEXTUALIZANDO POR MEIO DA FERRUGEM
PAULA, A.1, GOMES, E. A.1, PEREIRA, K. L.1, SANTA ROSA, L. N1
1 UFV - Universidade Federal de Viçosa

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, Estudantes Surdos, Transformação Química
[Completo]



 2157-1 - EVASÃO E RETENÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS, CAMPUS ITUMBIARA.
ALVES, Y.1, Cardoso, A. G.1, Goulart, S. M.1
1 IFG ITUMBIARA - INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Evasão, Retenção , Ensino
[Completo]



 1057-1 - EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA COM CEGOS: UMA PESQUISA NA FORMAÇÃO INICIAL DOS PROFESSORES
Gonçalves, Fabio Peres1, Regiani, Anelise Maria1, BATISTA, S.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  cegos, ensino de química, formação de professores
[Completo]



 1529-1 - EXPERIMENTOS DE QUÍMICA APLICADOS NO I ENCONTRO DE SURDOS COM A CIÊNCIA: UMA REFLEXÃO PARA A ATUAÇÃO DOCENTE
Silvana Zajac1, Lucinéia Ceridório1, Ana Valéria Lourenço1, Claudia Naomi Abe1, Elisângela Vinhato1
1 UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Experimentos de Química, Libras, Acesso à Ciência
[Completo]



 289-1 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: ANÁLISE DOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA
Paula, Tatiane Estácio de1, M, O.1, Silva, C. S. da1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Educação Inclusiva, Ensino de Química, Formação de professores
[Completo]



 644-1 - FORMAÇÃO DOCENTE EM QUÍMICA A PARTIR DA EXPERIMENTAÇÃO: ESTUDOS SOBRE O USO DE TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA DEFICIENTES VISUAIS.
BENITE, C R M1, BENITE, A M C1, FRANÇA, F.A.1, OLIVEIRA, M S G1, COSTA, A C M1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Formação docente em química, Experimentação, Tecnologia Assistiva
[Completo]



 1590-1 - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03: UMA AÇÃO AFIRMATIVA A PARTIR DO ENSINO DE QUÍMICA.
Antônio César Batista Alvino1, Moura, A.R.1, Silva, A.G1, Lima, G.L.M1, Benite, A.R.M1, Camargo, M.J.R.1, Moreira, M.B1, Benite, A.M.C1
1 UFG - Universidade Federal De Goás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  ensino, lei 10.639/03, diáspora
[Completo]



 704-1 - IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10639/03 NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA EXPERIÊNCIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO DE BIOCOMBUSTÍVEIS E O AQUECIMENTO GLOBAL
MARIZ, G.L.1, ALVINO, A. C. B.1, MOREIRA, M. B.1, SILVA, J. P.1, MOURA, A. R.1, SILVA, A. G.1, FAUSTINO, G. A. A.1, BASTOS, M. A.1, BENITE, A. M. C1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás , 2 UFG - Universidade Federal de Goiás , 3 UFG - Universidade Federal de Goiás , 4 UFG - Universidade Federal de Goiás , 5 UFG - Universidade Federal de Goiás , 6 UFG - Universidade Federal de Goiás , 7 UFG - Universidade Federal de Goiás , 8 UFG - Universidade Federal de Goiás , 9 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Aquecimento Global, Lei 10639/03, orixá
[Completo]



 586-1 - INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS: ADAPTAÇÃO DE PLANO DE AULA DE QUÍMICA
Gisiele Schenemann1, Marcelli Thainá Freiberger1, Felipe Zahrebelnei1, José Rafael Colesel de Oliveira1, Taciane Fátima de Camargo Mocelim1, Luciana de Boer Pinheiro de Souza1, José Maria Maciel1
2 UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  inclusão, autismo, aula de química
[Completo]



 1935-1 - INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
BOHNERT, G. de O. M. 1, MARTINEZ, I. G 1, MOL, G. S. 1
1 UNB - Universidade de Brasília

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Educação Inclusiva, Formação docente , Inclusão
[Completo]



 819-1 - INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: SEXUALIDADE E IDENTIDADE DE GÊNERO NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE QUÍMICA.
MARCOS, W.1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Gênero, Sexualidade, Didática
[Completo]



 673-1 - INTERVENÇÕES DO PIBID NA CONSTRUÇÃO DO ENSINO APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Rodrigues, Alex1, Vieira, Jonathan Malone1, de Mira, Ceciliana Aparecida1, de Braga, Otoniel Carvalho1, Castro, Maria Fernanda Villena1, KARINE1
1 IFC - Instituto Federal Catarinense - campus Araquari

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  APAE, Educação Especial, PIBID
[Completo]



 595-1 - INVESTIGAÇÃO SOBRE ENSINO DE CROMATOGRAFIA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL: PERSPECTIVAS DE PROFESSORES E PROPOSTA DE ATIVIDADE DIDÁTICA
OLIVEIRA, M.A.1, MOTTA, L. C.1, COMARÚ, M. W.1
1 IFES - INSTITUTO FEDERAL DO ESPIRITO SANTO

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Educação Inclusiva, Deficiencia Visual, Ensino de Química
[Completo]



 855-1 - LEITE ADULTERADO: UMA PROPOSTA INVESTIGATIVA VIVENCIADA POR ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA BILÍNGUE.
FLORENTINO, C.P.A1, MIRANDA Jr, P.2
1 SELI - Instituto SELI Surdez, Educação, Linguagem e Inclusão, 2 IFSP - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  ensino de química, surdo, SEI
[Completo]



 436-1 - MATERIAIS DE SUPORTE NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS?
SOUZA, R.H.2, Silveira, H.E.2
2 UFU - Universidade Federal de Uberlândia

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Materiais Didaticos, Surdos, Química
[Completo]



 523-1 - O CAFÉ NO DIA A DIA, PROPRIEDADES QUÍMICAS E SUA RELAÇÃO BRASIL-ÁFRICA.
Santos, Alef Bruno dos1, TRIGUEIRO, V.C.1, MORENO, P. F. da S. D.1
1 UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Café, Lei 10.639, Ensino de Química
[Completo]



 1215-1 - O ENSINO DE QUÍMICA EM LIBRAS: INTERPRETANDO INTERAÇÕES
DE, L.P.1, Mariuce Campos de Moraes1
1 UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Sinais, mediação, interações
[Completo]



 1894-1 - O ENSINO DE QUÍMICA NO CONTEXTO DOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AH/SD).
CARVALHO, W.1, GOMES, V.B.1, MELO, M.S.3
1 UCB - Universidade Católica de Brasília, 3 IFG - CRISTALINA - Instituto Federal Goiano - Câmpus Avançado Cristalina

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de química, Altas Habilidades/Superdotação, Educação especial
[Completo]



 2168-1 - O ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS: CONCEITO DE MISTURAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS
DE, A.P.1, Mendonça1, Benite1
1 LPEQI - Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão, 2 LPEQI - Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão, 3 LPEQI - Laboratório de Pesquisa em Educação Química e Inclusão

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  conceitos químicos, educação de surdos, ensino de ciências
[Completo]



 983-2 - O ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS EM ANÁPOLIS, GOIÁS: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRIANGULAÇÃO DE DADOS.
LUZ, E. R.1, Pereira, L. L. S.1
1 IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiá, 2 IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiá

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, Alunos Surdos, Triangulação
[Completo]



 2009-1 - O ESTUDO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE QUÍMICA
DE, G.S.1
1 IFMS - Instituto Federal de Mato Grosso do Sul

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, Educação Inclusiva, Pessoa com Deficiência
[Completo]



 1827-1 - O PROGRAMA ENSINO MÉDIO INOVADOR (PROEMI) NO CONTEXTO DA COLABORAÇÃO E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE PROFESSORES DE QUÍMICA E DEMAIS DISCIPLINAS.
VIEIRA FILHO, V. J. V.1, Eichler, M.L.1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina , 2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Desenvolvimento Profissional, Colaboração, ProEMI
[Completo]



 842-1 - O QUE PENSAM ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM RELAÇÃO À PENA DE MORTE E Á REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL
CRISTINA, É.1, Agustina Rosa Echeverría1, Diony Rodrigues1,1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:   educação básica, maioridade penal, pena de morte, políticas públicas
[Completo]



 794-1 - OS CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA ANÁLISE DOS ANAIS DOS ENCONTROS NACIONAIS DE ENSINO DE QUÍMICA, DE 2008 A 2014
SCHUINDT, C. C.1, MATOS, C. F.2, SILVA, C. S.3
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná, 2 UFPR - Universidade Federal do Paraná, 3 UFPR - Universidade Federal do Paraná

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Educação Inclusiva, Produção acadêmica, ENEQ
[Completo]



 588-2 - OS MATERIAIS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NAS AULAS DE QUÍMICA NA PERSPECTIVA DE ALUNOS CEGOS, ESPECIALISTA E GESTOR EDUCACIONAL
LEONARDI, L.1, Orliney Guimarães 1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ensino de Química, Deficiência Visual, Material Didático
[Completo]



 1823-1 - PERCEPÇÕES DOS BOLSISTAS PIBID LICENCIANDOS EM QUÍMICA DO IF GOIANO CAMPUS MORRINHOS FRENTE AOS POSSÍVEIS IMPACTOS DO PROGRAMA.
DA, L. M.I.1, PINHEIRO, F1, FELICIO, C.M. 1
1 IF GOIANO - Instituto Federal Goiano campus Morrinhos

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Evasão , Formação Docente, PIBID
[Completo]



 106-1 - PIBID: A EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA PARA SURDOS
SILVA, J. S.1, SANTOS, R. M.3, RIBEIRO, S. C. M.4, Pereira, L. L. S.2,3, Benite, C. R. M. 3, Benite, A. M. C. . 3
1 CNSA URUAÇU - Colégio Nossa Senhora Aparecida, Uruaçu, Goiás, 2 IFG - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de, 3 LPEQUI - Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão - LP, 4 JARDIM BALNEÁRIO - Colégio Estadual Jardim Balneário Meia Ponte

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  PIBID, Experimentação , Surdez
[Completo]



 524-2 - POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES DO CADERNO CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ÂMBITO DO PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO.
DE, A.M.1, Orquiza-de-Carvalho2
1 UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Ciências da Natureza, PNEM, práxis
[Completo]



 1264-1 - QUÍMICA EXPERIMENTAL E A LEI 10639/03: INSERÇÃO DA HISTÓRIA E CULTURA DA ÁFRICA E AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE QUÍMICA
ALVINO, ANTONIO CESAR BATISTA1, Moreira, Marilene Barcelos 1, Lima, Geisa Louise Mariz1, Silva, Juvan Pereira da1, Moura, Arcanjo Rodrigues de1, Silva, Aliny Gomes1, Bastos, Morgana Abranches1, Faustino, Gustavo Augusto Assis1, Benite, Anna Maria Canavarro 1
1 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIAS

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Descolonização, do Currículo, Lei 10639/03
[Completo]



 1864-2 - RECURSOS ACESSÍVEIS AO ENSINO DE QUÍMICA: DIAGRAMA TÁTIL DE LINUS PAULING E TABELA PERIÓDICA
DE, A. R.B.1, Adriana Abreu1, Chaiane Porto 1,1, Daniana Oliveira1,1, Daniela Peres1,1, Fernandes Machado 1,1, Raquel Teixeira1,1, Nicóli Porto Ferreira 1, Lucas Dantas1,1, Maeli Vinholes1,1
1 UNIPAMPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  alunos com deficiência, adaptação de recursos, ensino de química
[Completo]



 249-2 - REFLEXÕES SOBRE OS CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO DOS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA NO PNLD
PIAI, D.1, Cedran, J. C.2, KIOURANIS, N. M. M.1
1 UEM - Universidade estadula de Maringá, 2 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Livro Didático, PNLD, Ensino de Química
[Completo]



 1758-1 - SOBRE MULHERES E PRODUÇÃO EM CIÊNCIAS: DISCUTINDO QUESTÕES DE GÊNERO EM AULAS DE QUÍMICA
Vargas, R.N1, SILVA, F.1, FAUSTINO, G. A. A.1, BASTOS, M. A.1, BENITE, A. M. C1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Mulheres na Ciência, Aulas de Química, Equidade de Gênero
[Completo]



 1111-1 - SOBRE O APARTHEID E A PLATINA: UMA EXPERIÊNCIA NA IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 10.639/03 NO CURRÍCULO DA QUÍMICA
Juvan Silva1, ASSIS, G.A.1, Antônio Cesar1, Morgana Bastos1, Arcanjo Rodrigues Moura1, Geisa Lima1, Aliny Gomes1, Fernanda Silva1, Anna Benite1, Claudio Benite1
1 UFG - Universidade Federal de Goiás

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Currículo, Platina, Ensino de química
[Completo]



 1032-1 - TENDÊNCIAS ATUAIS DA PESQUISA EM ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO DE QUÍMICA
CRISTINA, S.1, Silva, Rejane4, Pinheiro, J. S2, Santos, E.S3
1 IF GOIANO - Instituto Federal Goiano/Campos Morrinhos, 2 UFU/MG - Faculdades Integradas do Pontal/Universidade Federal de Uber, 3 CBM - Colégio Batista Mineiro , 4 URI - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  estado da arte, Lei 10639/03, Química
[Completo]



 514-1 - TENDÊNCIAS DAS PESQUISAS INTERNACIONAIS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA DEFICIENTES VISUAIS: FOCO NOS MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA.
FOCHESATO, R. A.1, GIMARÃES, O. M.1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

   
Área: IP – Inclusão e Políticas Educacionais
Palavras-chave:  Deficiência visual, Educação inclusiva, Material Didático
[Completo]






2016 © Todos os direitos reservados à ENEQ.
Adaltech